Compartilhar Inscreva-se

O princípio 90/10: o que acontece no seu dia depende de você

O princípio 90/10: o que acontece no seu dia depende de você

Você já ouviu falar de Stephen Covey? Ele é um escritor estadunidense, autor do best-seller administrativo “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. Covey instrui como ter uma vida plena a partir da autoliderança, que é o processo de liderar a si mesmo para alcançar metas profissionais e pessoais.

Dentro de seu trabalho está o desenvolvimento do princípio 90/10, que traz uma premissa simples e honesta sobre os fatos que acontecem em nosso dia a dia e a forma como os conduzimos. 

Mas, o que é o princípio 90/10 e como ele pode melhorar a sua vida? Vamos explicar tudo para você! 

Princípio 90/10

O princípio 90/10 é bem simples: de 100% das coisas que acontecem em nosso dia, 10% não estão sob nosso controle. Já o que acontece nos outros 90% é de nossa responsabilidade, ou seja, nós é que provocamos.

Entretanto, a grande moral desse princípio é que somos responsáveis por grande parte de tudo o que acontece em nossa vida e, portanto, devemos assumir o controle. Culpar o trânsito lento, o  guarda que repreendeu você, o cachorro que latiu a manhã toda e o cosmos que não colabora, definitivamente, não resolve nada.

Exemplo do princípio 90/10

Covey usa um exemplo simples para demonstrar o princípio 90/10. 

Por exemplo, imagine que seu dia começa no 0%: você está tomando café da manhã com sua família, já vestido para o trabalho, quando sua filha derrama café na sua camisa branquinha. Você não tem controle sobre isso. Nesse exemplo, os 10% aconteceram na primeira parte do dia.  

Agora, é a sua reação que define como serão os outros 90% do seu dia. 

Reação 1

Você se irrita, repreende severamente sua filha e ela começa a chorar. Censura sua esposa por ter colocado a xícara na beira da mesa. Essa ação tem uma sequência de reações: resmungando, você vai trocar de camisa. Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola.

Então, você precisa levar sua filha pra escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. 15 minutos de atraso e uma multa. Vocês chegam à escola, onde sua filha entra, sem se despedir de você.

Após isso, você percebe que esqueceu sua maleta. Seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso para o dia acabar e, quando chega em casa, sua esposa e sua filha estão de cara fechada, em silêncio e frias com você.

Esse exemplo traz claramente uma lição: não foi culpa do café, da sua filha, tampouco da sua esposa ou do policial que não foi gente boa. Não foi karma ou o universo. A culpa foi única e exclusivamente sua. É claro que você não teve culpa por sua filha ter derrubado o café, mas a sua reação nos 5 minutos seguintes  foi definitiva para o andamento do resto do dia.

Reação 2

O café cai na sua camisa. Sua filha começa a chorar. Você diz a ela, gentilmente: “Está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado.” Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui, acenando com a mão.

O início do dia foi exatamente o mesmo. Os 5 minutos depois foram diferentes e ditaram o ritmo do dia todo. Esse é o princípio 90/10: se todos os 10% que acontecerem em partes do seu dia forem seguidos de 5 minutos de reações positivas e construtivas, os outros 90% serão proveitosos, apesar das possíveis adversidades dos 10%. 

Estar atento ao seu próprio comportamento e pensar antes de reagir pode mudar seu dia e a sua vida. 

Como aplicar o princípio 90/10? 

1. Dê atenção ao seu emocional

No princípio 90/10, quanto mais controle você tiver de suas ações e reações, mais os 90% de seu dia serão proveitosos. Para isso, é necessário ter controle emocional. 

Controle emocional não é algo que se consegue imediatamente e existem inúmeras maneiras de buscar. Terapia, yoga, meditação e outros exercícios físicos e mentais, por exemplo, são algumas alternativas.  

2. Flexibilidade e bom humor

Ser duro demais com os outros e com você mesmo é um dos hábitos dos quais se livrar. Essa exigência toda gera muita tensão e estresse, especialmente no trabalho e em casa. 

Portanto, a forma como levamos nossa rotina afeta diretamente nosso subconsciente. Conduzir as coisas de forma leve, positiva e altruísta garante até um sono melhor. Acorde mais cedo, tire um tempo para planejar suas prioridades e tente rir de alguns imprevistos!

3. Livre-se do piloto automático

Entramos no piloto automático quando nossas reações saem sem nem nos darmos conta de que reagimos a algo. É como, por exemplo, quando você fala alguma coisa que pensou e depois se questiona: “eu disse isso em voz alta?”.

Muitas vezes, você também faz ou fala alguma coisa no piloto automático e logo depois o arrependimento chega, não é?

Se esse tipo de reação e pensamento acontecem com você, seja no trabalho, na faculdade, em casa ou na rua, então, você está no piloto automático. Desligue-o já! 

Mais empatia

Coloque-se no lugar do outro: quando o atendente de telemarketing ligar ao meio-dia na sua casa e sua reação for a de esbravejar com ele, lembre: a pessoa está fazendo o trabalho dela, seguindo ordens. Que bem você fará ao mundo se for mal educado e hostil com ela?

Então, gritar não resolverá coisa alguma; apenas irá ofender quem está do outro lado da linha e, consequentemente, se estressar também.

Não responda ofensas com ofensas: você não sabe pelo que o outro passou e os motivos do stress aparente; responder com ofensas apenas será danoso a você e ao outro. Talvez, o que aquela pessoa precisava era apenas de uma palavra gentil para acalmar e colocar o dia no lugar.

Quem faz meu caminho?

O princípio do 90/10 é sobre o autoconhecimento e a autoliderança, entender como você funciona e reage em várias situações e poder controlar isso. A maestria pessoal pode não controlar coisas que não temos influência sobre, 10%, mas controla todo o pertinente a nós, 90%.

Ele ensina como cada ação é a rede de novas reações e como temos mais papel ativo nos contratempos do dia a dia do que realmente pensamos que temos. Nessa linha de pensamento, somos nós os donos do nosso destino.

Compartilhe:

Junte-se a nossa lista de mais de 6.000 leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da 2op!

Digite seu nome!
Digite seu email!

Deseja receber e-mails sobre os serviços da 2op? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.