Deixa eu adivinhar: você não tem tempo para nada. Sua agenda está sempre lotada com reuniões, compromissos, projetos e soluções de problemas que parecem nunca terminar. Identificou-se com a descrição? Considera-se ocupado? Ou produtivo?
Eu não sou empreendedora – tenho alguns trabalhos freelance -, mas nada comparado ao ato efetivo de empreender. No entanto, eu vejo diariamente relatos de administradores e empreendedores que afirmam não ter tempo porque estão ocupados produzindo muito.
A questão é: o fato de estar ocupado realmente significa que você está produzindo? Você consegue verificar mensurar a sua produtividade?
Nem sempre esses conceitos estão alinhados e andando na mesma direção. Uma rotina ocupada refere-se, a princípio, ao excesso de compromissos e de afazeres que impedem o aumento da produtividade. E, portanto, ser produtivo é praticamente o antônimo de estar ocupado.
E aí, a pergunta é como posso me tornar menos ocupado? Neste post, já falamos um pouco sobre o aumento da produtividade e hoje, você confere mais algumas maneiras de otimizar seu tempo no trabalho.
- Equipe x demanda
Ter uma equipe grande não significa produzir mais. Analisar a demanda de serviço da sua empresa em função da quantidade de funcionários é essencial para o sucesso do seu negócio e também da sua produtividade.
Em alguns casos, menos pessoas (mas, que sejam mais produtivas e focadas) realizam as mesmas tarefas de forma excelente. E lembre-se: uma equipe confiável também contribui diretamente para a qualidade do seu trabalho.
- Organize seu tempo
Clichê, mas esquecida, essa é uma necessidade. Tente, por exemplo, centralizar suas reuniões para dias específicos da semana e programe-se para elas.
Estabeleça uma rotina de afazeres, deixando as atividades que requerem mais atenção para seus períodos mais produtivos.
- Keep calm com as horas extras
Trabalhar alucinadamente, 24/7, está longe de ser benéfico para você e para sua empresa. Você precisa de pausas e de um tempo de lazer para que seu cérebro e seu corpo possam descansar e recarregar as energias.
Sua empresa precisa de você bem: você, definitivamente, não deve viver em função do seu negócio!
- Centralize seus esforços no que você é realmente bom
Desapegue daquelas tarefas que só te trazem mais problemas e delegue-as a alguém da sua equipe que cumpre-as com maior qualidade.
Essa é uma atitude que contribui para a saúde da sua empresa, otimiza seu tempo e auxilia no desempenho e desenvolvimento do seu colaborador.
Você precisa lembrar que quanto mais tempo tiver para realmente administrar sua empresa e pensar em novas formas de se destacar no mercado, maior serão as chances de conquistar mais clientes e aumentar sua renda.
Segure para você somente as tarefas que você realmente consegue desempenhar, confie na sua equipe e torne-se mais produtivo e menos ocupado!