Folders, flyers, papelaria: toda empresa precisa ter materiais que realmente representem seus valores e que surpreendam visualmente seus clientes. Para isso, a escolha do fornecedor é fundamental nesse processo.
Listamos abaixo 7 segredos e dicas para evitar problemas de impressão.
Qual gráfica escolher?
Busque sempre, no mínimo, 3 fornecedores para cotação de preços. Se possível, consiga o contato por telefone e/ou pessoalmente com um representante. Dessa maneira, você pode solucionar possíveis questionamentos e problemas que possam vir a acontecer.
Fique atento às gráficas expressas; às vezes, os materiais até tem um resultado interessante, porém, se o resultado não agradar, a possibilidade de conserto do erro é praticamente nula.
A solução “mais em conta” não compensa a garantia de um acompanhamento de produção, de variedade, qualidade e acabamento de materiais e de um pós-venda eficaz.
A dica é que, ao escolher as 3 gráficas, você procure manter um padrão de requisitos a serem preenchidos pelas selecionadas: preço, qualidade, vantagens, renome.
Visite a gráfica
Se tiver oportunidade, visite seu fornecedor. Essa é uma oportunidade de conhecer a estrutura oferecida, além de entender melhor os processos de impressão.
A visita é super interessante, pois você conhecerá e entenderá todo o percurso que o seu material fará dentro da gráfica até recebê-lo em sua empresa.
A escolha do papel ideal
São tantas as variedades de papéis disponíveis no mercado que surgem dúvidas sobre qual escolher. Por isso, peça ao fornecedor amostras de materiais já impressos pela gráfica para que você consiga perceber através do toque e do acabamento a diferença entre eles.
Esse é um procedimento que ajudará muito na sua tomada de decisão.
Acabamentos especiais
Laminação fosca, verniz UV localizado, verniz texturizado, hot stamping, letterpress, corte especial: os acabamentos são infinitos para dar um up no material.
Geralmente, apesar de encarecer um pouco o orçamento, esse detalhe faz toda a diferença e enriquece o material visualmente.
Solicite “sempre” a prova digital
Para evitar surpresas desagradáveis ao receber seu pedido, solicite, sempre que possível, uma prova digital de seu material junto ao fornecedor escolhido.
A prova digital simula o resultado “final” da impressão offset e, assim, você conseguirá visualizar o resultado das cores. Além disso, essa pode ser a última oportunidade de encontrar possíveis erros de grafias entre outros.
Dê ouvidos ao seu fornecedor
Assim como você sabe do seu negócio, o bom fornecedor conhece muito bem os produtos oferecidos pela gráfica.
Por isso, peça a opinião dele, informe o que você espera que o material possua (gramatura, acabamento, textura, até mesmo preço) para que, dentro das opções disponíveis, ele possa lhe oferecer o material com o melhor custo/benefício para sua empresa.
Valorize fornecedores parceiros
Na saúde e na doença, na tristeza e na pobreza: assim como um relacionamento, o fornecedor parceiro é aquele que está contigo quando é preciso apertar o orçamento, mas que você também lembra dele quando tratam-se de materiais mais tops e com um orçamento para investimento maior.
Firme uma parceria de confiança, duradoura e de resultado para garantir a qualidade do seu material.
O papel da agência
Esse é um processo que demanda tempo e que precisa de atenção.
Se você não tem essa disponibilidade, uma boa alternativa é contar com a agência que pode intermediar esse processo, desde a solicitação de orçamento, negociação de preço até o cumprimento de prazos de entrega.
A parceria entre agência e gráfica – devido ao histórico já estabelecido de negociação – garante o cumprimento da negociação e assegura a impressão de qualidade e com o melhor custo benefício para a sua empresa.