Não é preciso ser um expert para saber que, atualmente, para se destacar, as empresas precisam de (no mínimo) um website. Não estou falando de qualquer website só pra dizer que tem; falo de um website completo, estruturado e, principalmente, com BOM conteúdo.
Ao mesmo tempo que reconhecemos o valor do conteúdo em um site, estamos cansados de saber que “ninguém lê”. Se o texto for extenso – por melhor que ele seja – as chances de alguém lê-lo são poucas (às vezes, até nulas). Mas, paradoxalmente, é esse conteúdo que assume um papel de destaque e de muita importância no desenvolvimento de um website.
Investir tempo na escolha dos tópicos que serão abordados é essencial. E, para isso, você precisa saber o que seu público-alvo está procurando. Se você tinha planos de sair escrevendo um monte de coisas que você acha que é importante, sugiro que você pare agora mesmo. Alguns passos e algumas dicas podem auxiliar muito esse processo.
– Conheça a linguagem do seu negócio
Eu sei que você conhece muito bem o seu negócio, no entanto, você sabe qual a melhor linguagem a ser usada por ele? Essa linguagem pode estabelecer o fracasso ou o sucesso do seu website. Seu público-alvo precisa se identificar com o que você fala; daí a importância de definir essa linguagem.
– Definição de tópicos e sua estruturação
Linguagem definida, é hora de delinear o conteúdo que será abordado. O que você quer que seu público saiba e, principalmente, como você pode contribuir para resolver o problema do seu cliente? A partir desses questionamentos, você começará a esboçar o conteúdo do website da sua empresa.
Preste atenção: pesquisar referências de empresas, concorrentes diretos e indiretos, além de uma análise demográfica e social do seu ramo de atuação contribui muito para que você desenvolva o conteúdo.
– Desenvolvimento de conteúdo
Com o escopo básico de conteúdo delimitado, é o momento de colocar a mão na massa. Para a escrita na web, a maior dica é optar sempre pela objetividade e por blocos curtos de texto. Visualmente, eles proporcionam um efeito positivo de leitura. Seja claro e sucinto no que disser. Como estamos falando de websites, outro ponto importante a ser considerado são as palavras-chaves que o Google utiliza para rankear os links. Procure inserir essas palavras e expressões no conteúdo (isso auxiliará sobremaneira que seus clientes encontrem seu website).
– Revisão de conteúdo
Estamos quase lá! Com o conteúdo desenvolvido em mãos, é preciso revisá-lo, afinal, sempre há algum detalhe que, na primeira escrita, passará em branco. A revisão corrige erros de ortografia e de concordância, além de proporcionar uma visão geral do conteúdo, possibilitando alterações pertinentes.
– Finalização de tarefa
Agora sim: seu conteúdo está pronto! Nesse momento, inicia-se uma nova etapa do trabalho. O webdesigner e o programador responsáveis por esse projeto irão trabalhar, respectivamente, no layout e, então, na programação do website. Eles também farão considerações pertinentes sobre o conteúdo de modo a deixá-lo ainda melhor para o usuário.
Dá um trabalho, a gente sabe, mas, o resultado certamente trará bons frutos. É claro que não termina aí, é preciso sempre estar atualizando (no gerúndio mesmo, porque é uma tarefa constante) o conteúdo, inserindo informações, retirando o que mudou.
Outra dica importante é que esse processo aconteça com a supervisão e ajuda de profissionais especializados: programadores, redatores e criativos. Eles nortearão o desenvolvimento não só do conteúdo, mas também de toda a criação do website, apontando sugestões, recomendando ferramentas e otimizando a experiência do usuário no seu website. Tudo isso aumentará consideravelmente o tempo do seu público no site e, por sua vez, o guiará para o fechamento de negócios.
(Post desenvolvido em colaboração com Ana Paula Locatelli)