Muito além da estratégia em si, a análise das ações é uma etapa que pode definir o sucesso (ou o fracasso) de um planejamento de Marketing Digital. E, além disso, é preciso ter claro que ela não é, nem de longe, o fim do trabalho.
Considerando que diversas ações acontecem de maneira paralela em uma estratégia de Marketing Digital, proporcionalmente existem diferentes pontos de análise, em variados momentos, que apontam se os trabalhos estão convergindo para o sucesso.
Dessa maneira, acompanhar as métricas evolutivas possibilita encontrar as lacunas e os pontos de erros para, em tempo, mudar a direção e ir ao encontro dos resultados positivos.
Para isso, algumas siglas precisam ser conhecidas e entendidas para que uma análise de resultados seja mais completa e assertiva.
CAC – Custo de Aquisição de Cliente
Como o próprio nome já diz, essa sigla refere-se ao investimento feito para conquistar cada cliente. Ele é importante pois permite que as empresas definam, com mais precisão, quanto deverá ser investido em ações de marketing.
CPL – Custo Por Lead
O CPL analisa o valor dos leads gerados, a partir da divisão do valor investido em trabalho de marketing digital pelo número de leads gerados, advindos de diversas fontes de tráfego.
Lembrando que lead se refere a um potencial cliente que se cadastrou em formulários de conversão e demonstrou interesse no produto ou serviço que a empresa oferece.
ROI – Return On Investment
Basicamente, ROI pode ser definido como o retorno – positivo ou negativo – de investimentos em ações de marketing.
LTV – Lifetime Value
Conhecido em português como o valor no ciclo de vida do cliente, pode-se dizer que o LTV corresponde ao montante que um cliente traz à empresa durante seu tempo de relacionamento. Em miúdos: o $$ que entra!
De posse dessas informações, e analisando-as com base no CAC, você consegue projetar um ROI quanto à aquisição do cliente x esforços (e investimentos) para mantê-lo.
CHURN – indicador de cancelamento
Relacionado mais diretamente à área de Customer Success, pode ser definido como o indicador de número de clientes que cancelam os serviços em um determinado período. É válido lembrar que a taxa de churn é verificada diante de um intervalo de tempo pré-determinado.
É claro que existem outras siglas que permitem uma análise ainda mais detalhada das ações. O ideal é entender que cada uma dessas siglas não traz somente um dado isolado; ela pode ser a mola propulsora de mudanças de rumo que impactarão diretamente nos resultados desejados.
Confira também: Improvisar (também) faz parte do planejamento do Marketing Digital.